Circuito Sesc

Espetáculo Joana D'arc da Brava Cia

Circuito Sesc Guariba 2015, arte e cultura de graça na praça.

O Circuito Sesc Guariba aconteceu no dia 25 de abril de 2015, evento cultural que vem tentando suprir a carência de arte vivida no interior do país. A escassez de cultura tem transformado a região em um deserto artístico, onde o oásis mais próximo fica a 400 km de distância.

Nós aqui deste imenso sertão sonhamos em conhecer grandes museus e assistir a belas peças de teatro naqueles imensos e magníficos palcos da capital, alguns conseguem ir em busca desse oásis e nunca mais voltam, outros voltam nos contando como são apressados nossos irmãos que habitam a metrópole e como são belos os teatros e os museus e toda a história daquela mega-cidade.

Aqui a cultura e a arte são sonhos distantes, tão distantes que mandamos nossos artistas embora ou se não deixamos ele esquecido até que sua morte nos lembre de sua existência e então choramos de remorso ou de burrice.

Circuito Sesc GUariba Espetáculo as trapalhadas de Gibileu e Gibiló no circuito sesc Espetáculo as trapalhadas de Gibileu e Gibiló Espetáculo as trapalhadas de Gibileu e Gibiló Circuito Sesc Guariba Espetáculo as trapalhadas de Gibileu e Gibiló no circuito sesc em guariba Espetáculo as trapalhadas de Gibileu e Gibiló

Este ano além de acompanhar o circuito Sesc de Jaboticabal resolvemos ir até Guariba também para prestigiar o show da banda 5 a seco e aproveitar para consumir um pouco mais de cultura do que nos fornecem por aqui, a produção dos caras do circuito sesc é sensacional, chegam cedo e até a hora que começam as apresentações já está tudo montado e funcionando perfeitamente, esse tipo de evento me lembra quando o circo chegava na cidade e a gente parava de boca aberta vendo a lona sendo esticada.

Chegando no evento um pequeno número de pessoas já estavam presentes aguardando o inicio das apresentações e o pessoal da produção correndo pra lá e pra cá pra acertar todos os detalhes, a primeira apresentação foi exatamente um clássico, o espetáculo As Aventuras Atrapalhadas de Gibiló e Gibileu, Gilberto Caetano e Marcelo Castro (SP) – Dois palhaços, que formaram uma dupla de sucesso no passado, se reencontram e relembram aventuras e trapalhadas num espetáculo que recupera números clássicos do circo brasileiro. Esta é a história que Gilberto Caetano e Marcelo Castro, palhaços com mais de 30 anos de palco e picadeiro, criaram para divertir o público e também para homenagear a arte circense e seus grandes mestres da palhaçada, como Piolin, Carequinha, Picolino e muitos outros. No reencontro, Gibileu e Gibiló lembram os momentos que viveram juntos, as histórias que passaram no circo e todos os esquetes e números que conquistaram e divertiram o público em várias cidades do país. Histórias divertidas não faltam. Nem boas gargalhadas.

Espetáculo Joana D'arc da Brava Cia. no circuito Sesc em Guariba Circuito Sesc Guariba Espetáculo Joana D'arc da Brava Cia Espetáculo Joana D'arc da Brava Cia Espetáculo Joana D'arc da Brava Cia Espetáculo Joana D'arc da Brava Cia

Na Sequencia do Circuito Sesc Guariba uma das melhores e mais completas apresentações de teatro de rua que já pude ver, a Brava Cia. (SP) trouxe pra rua um espetáculo que caberia em qualquer um daqueles imensos teatros que falei no inicio. Acusada de bruxaria e queimada na fogueira, Joana d’Arc é considerada a heroína da Guerra dos Cem Anos, entre a França e a Inglaterra. Inspirado em seu mito, este espetáculo de rua propõe uma reflexão sobre o presente e o futuro. Segundo seus idealizadores, a saga da heroína é narrada de forma épica, valendo-se de vários recursos, como a música e referências à cultura popular. A partir desses elementos, o grupo cria situações cênicas que exploram o drama e o humor para construir paralelos com os dias de hoje. Nascida na periferia de São Paulo, a Brava Companhia escolheu a rua como palco para suas peças, numa opção política de intervenção no conturbado cenário público.

Pra finalizar uma apresentação incrível da banda 5 a seco, A banda paulistana, surgida em 2009, apresentou o repertório de seu mais recente álbum, Policromo, o primeiro disco gravado em estúdio. Formado por Leo Bianchini, Pedro Altério, Pedro Viáfora, Tó Brandileone e Vinicius Calderoni, o quinteto apontou no cenário da MPB fazendo shows para públicos pequenos, mas logo estourou por meio das redes sociais. Foi o ponto de partida para o seu primeiro projeto, que resultou na gravação do CD e DVD 5 a Seco ao Vivo no Auditório Ibirapuera . No palco, os cinco integrantes – todos com formação original em violão – se desdobram cantando e tocando baixo, guitarra, bateria e percussão. Com uma levada suave, as músicas mesclam referências do indie rock à música erudita.

5 a seco apresentação de novo disco no circuito sesc Guariba 5 a seco apresentação de novo disco 5 a seco apresentação de novo disco 5 a seco apresentação de novo disco 5 a seco apresentação de novo disco 5 a seco apresentação de novo disco

E tudo isso é apenas uma parte do que rolou no Circuito Sesc Guariba que teve também uma instalação sensorial chamada de Os Incorpórios que foi apresentada pelo memelab (SP) e o projeto Leve Livro do pessoal da MUDA práticas culturais e educativas.

Espero que gostem das fotos que fiz com muito carinho do evento, infelizmente não consegui fotografar tudo, mas uma boa parte desse belo evento que é o Circuito Sesc de Artes está imortalizado por minhas lentes. Logo postarei algumas fotos que fiz da passagem do Circuito Sesc por Jaboticabal onde uma chuva com fortes ventos e um palhaço argentino irado com deus foram o ponto alto do espetáculo.

até a próxima.

Comentários (0)

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.