Você ainda usa um perfil para sua empresa? Vou mostrar porque é muito melhor ter uma página (fan page) de empresa no Facebook ao invés de um perfil.

O Facebook com certeza mudou a nossa maneira de se relacionar com o mundo, tanto com nossos amigos, quanto com as empresas e marcas que nos envolvemos.

Já faz quase uma década que o Facebook lançou o recurso de Páginas para Empresas e até hoje não é difícil encontrar perfis de empresa tentando te adicionar na rede do mark.

Nesta publicação explicarei porque é melhor fazer uma fan page, mostrando todas as vantagens que ela pode oferecer para sua empresa ou produto.

Os Termos de Serviço

Em seus termos de serviço, o Facebook deixa bem claro que cada pessoa pode ter apenas um perfil e que este deve ter caráter pessoal.

Isso significa que ao criar um perfil para sua empresa, você está ferindo esses termos e está sujeito a ser removido da rede social a qualquer momento.

Imagina depois de todo trabalho para conquistar uma base relevante de amigos e clientes você acabar perdendo isso?

Isso não seria nada bom não é mesmo?

Limitação de Público

Atualmente um perfil permite que você adicione até cinco mil pessoas.

Claro, cinco mil pessoas não é um número baixo, mas também não é um número impossível de se alcançar.

Uma página de empresa não tem nenhuma limitação de público.

Porque sua empresa precisa ter uma página (fan page) no facebook e não um perfil?

Abas personalizadas

As páginas de empresa permitem que você crie e edite abas com o conteúdo que preferir.

Você pode ter diversas abas, uma com fotos, outra com vídeos e até uma aba com informações sobre produtos específicos.

Além destas e outras opções ainda é possível criar aplicativos para alguma funcionalidade específica que você precise.

Assim é possível ter uma página ainda mais personalizada, com abas para cardápios, downloads, concursos e o que mais você for capaz de imaginar.

Check-in

Se sua página tem um local físico, as pessoas podem fazer check-in e dizer para os amigos delas que estão nesse lugar.

Um recurso importante se você tive um restaurante, um bar ou um café por exemplo.

Além de tudo isso você ainda pode por exemplo trocar check-in por wi-fi grátis para seus visitantes e parar de distribuir a senha da sua rede para todos.

Marcações

Quem curte a sua página pode te marcar em publicações, até mesmo outras páginas podem te marcar.

No seu perfil, somente seus amigos podem fazer isso.

Essa interação é muito importante para uma empresa ou marca que deseja ampliar seu público na rede e ela é possível em praticamente toda publicação.

Call to Action

Os botões de ação como já diz o nome,  incentivam o usuário a clicar e realizar uma ação.

Existem muitos tipos de botões para ação, tanto em anúncios quanto da própria página.

Você pode adicionar um botão para enviar mensagens ou até mesmo um botão que leva para um formulário de cadastro.

Esses botões de ação são ferramentas importantíssimas para sua empresa crescer na rede social.

 

Dados

O Facebook colhe informações importantes de quem acessa sua página e disponibiliza para você através de relatórios.

Nesses relatórios você consegue ter acesso  a dados como idade, sexo, idioma e até localização dos seus fãns.

É possível também saber qual das suas publicações funcionou melhor através dos números de acessos e do envolvimento gerado por cada publicação individualmente.

Com esses dados você fica sabendo quem de fato é seu público e assim produzir conteúdo que seja mais relevante para eles.

Múltiplos acessos

É possível que mais de uma pessoa administre a página.

você não precisa e nem deveria ficar passando sua senha para outras pessoas.

Tendo uma página você pode adicionar quantas pessoas quiser e ainda dar acesso a elas conforme a necessidade de cada uma.

É possível adicionar novos administradores, editores, moderadores, anunciantes e analistas.

Todo mundo pode acessar a página ao mesmo tempo, isso pode agilizar e muito a produção de conteúdo da sua página.

Anúncios

O Facebook pensa nos usuários, mas também pensa em empresas.

Por isso oferece uma gama enorme de possibilidades para você fazer o seu negócio crescer tanto virtualmente quanto fisicamente.

Entre essas possibilidades estão os anúncios, são de muitos tipos e para todos os gostos e tamanhos de empresas.

Você define o objetivo da sua campanha e o Facebook te ajuda na otimização para alcançar o maior número de pessoas pelo menor custo possível.

Estes são alguns dos objetivos de anúncios oferecidos pelo Facebook

• Impulsionar suas publicações
• Promover sua Página
• Enviar pessoas para o seu site
• Aumentar conversões no seu site
• Obter instalações para seu aplicativo
• Aumentar o envolvimento com seu aplicativo
• Alcançar pessoas próximas à sua empresa
• Aumentar a participação no seu evento
• Fazer as pessoas obterem sua oferta
• Obter visualizações do vídeo

Porque sua empresa precisa ter uma página (fan page) no facebook e não um perfil?

Gerenciador de negócios

Se sua empresa precisa conceder diferentes tipos de permissão para muitos usuários, o gerenciador de negócios é a solução criada para isso.

De um modo direto, você ganha um lugar específico para gerenciar sua página e sua conta de anúncios.

Isso deixa seu perfil livre de interferências da sua página.

Você pode adicionar pessoas para auxiliar na página sem a necessidade de adicioná-las como amigos no seu perfil.

Mas na página não posso adicionar pessoas como amigos.

Esse talvez seja o principal contraponto, senão o único.

Mas pense comigo será que sair adicionando todo mundo que encontra pela frente no seu perfil é rentável para o seu negócio.

Será que todos que você adicionar estarão de fato envolvidos com o seu produto ou empresa?

Na minha opinião é muito melhor ter uma página com 500 curtidas honestas.

Ou seja, pessoas que têm interesse na sua marca ou produto, que te encontraram por meio de anúncios, promoções ou até mesmo através de um convite seu e de outros amigos do que um perfil com 5 mil pessoas adicionadas à revelia.

E por fim

Estou a disposição para responder qualquer dúvida que tiver, deixe seu comentário, mande um e-mail, ligue… ou mande uma mensagem no meu Facebook 

Enfim, fique a vontade para falar comigo, posso apresentar soluções para a comunicação da sua empresa, marca ou produto.

Por hoje é isso. Obrigado e até logo. Dá uma olhada ai no meu portfólio.