Uma questão de tempo é o que separa um bom design gráfico de um mal, pense nisso.

Olá, já faz um tempo que quero falar sobre esse assunto.

Não é raro que os clientes me procurem sempre em cima da hora para realizar um trabalho de design gráfico.

Assim como não é raro ouvir a seguinte frase “preciso disso para ontem”.

A única coisa que é muito rara nisso tudo é que um cliente com esse tipo de pensamento leve para casa o meu melhor trabalho.

O melhor trabalho de qualquer designer gráfico que contratou.

E isso nada tem a ver com o preço do trabalho.

Design é forma e função.

Quando você não me dá um bom prazo é possível que leve pra casa apenas a forma ou apenas a função.

Pode ser que de inicio isso não prejudique em nada a sua empresa ou marca, mas a longo prazo é a pior decisão possível.

Para desenvolver uma marca, dependo intrinsecamente da própria evolução dela e das discussões que terei com o cliente ao longo do processo.

Principalmente do amadurecimento da ideia ao longo do tempo.

Mas então qual prazo ideal para o desenvolvimento de um projeto de identidade visual?

De fato não existe um prazo ideal.

É preciso compreender que um projeto com prazo de 1 mês pode ser menos completo que um projeto de 3 meses.

Ainda assim será infinitamente mais completo que um projeto de 1 semana.

Para exemplificar peguei esse trabalho finalizado a pouco tempo.

A produção teve inicio em Agosto de 2015 e demorou cerca de 8 meses para ser concluído.

A principio parece ser um tempo longo demais, mas o processo foi dividido em algumas partes, primeiro precisamos criar a cara da empresa.

Só então nos dedicamos a marca do produto especifico e é nisso que vamos focar nesse post.

A Gisele me procurou pois precisava de uma marca para um produto que estava desenvolvendo.

Uma cera depilatória, O nome do produto era Cera Mousse de Chocolate, 100% natural feita com cacau.

A partir disso comecei a pensar em cacau, ver imagens de cacau e da arvore de cacau.

Confesso que o nome nesse caso me incomodou um pouco, mas nada que não fosse possível superar e seguir em frente.

No final já não via o produto com outro nome.

O primeiro design surgiu um pouco obvio em menos de uma semana.

Como toda primeira ideia descartei-a e segui em frente.

Design-de-logotipo-cera-mousse-de-chocolate-primeiro-modelo

Ainda com o pensamento do cacau em mente encontrei uma imagem da flor do cacau.

A flor era tão bonita que rapidamente mudei o foco do cacau, para a flor do cacau…

fotografia-flor-de-cacau-arvore

Já havia percebido que a fonte escolhida para o nome do produto estava perfeita.

Mas o cacau solitário me incomodava e ver a flor do cacau só deixou isso mais claro.

Então era preciso trabalhar mais para chegar em um design mais agradável visualmente.

Design-grafico-Modelos-iniciais-de-logotipo-Cera-depilatoria-a-quente-cera-mousse-de-chocolate-3

Buscando essa ideia da flor cheguei neste resultado acima, era melhor e mais forte que o primeiro, visualmente falando.

Mas ainda estava longe do que eu esperava.

Enviei esse modelo para a cliente que a principio gostou mas pediu alteração nas cores, mudando principalmente o azul pela cor amarela.

Achei que a mudança realmente melhoraria a proposta e prontamente atendi.

Design-Grafico-Modelos-iniciais-de-logotipo-Cera-depilatoria-a-quente-cera-mousse-de-chocolate-43

Aqui, a cliente já havia se decidido que estava bom, mas eu sinceramente acreditava que poderia melhorar.

Apesar de praticamente aprovado resolvi continuar a busca por algo ainda mais interessante e mais próximo da flor do cacau.

Porém sem perder de vista a forma do cacau presente desde o inicio, já estávamos com quase 2 meses de projeto.

Modelos-iniciais-de-design-grafico-para-logotipo-Cera-depilatoria-a-quente-cera-mousse-de-chocolate-5

Então consegui chegar na imagem acima.

Quase 3 meses de trabalho muito mais próximo da ideia da flor de cacau, sem perder as características do próprio cacau.

Formando assim uma marca única, exclusiva e forte o suficiente para ser lembrada pelos consumidores.

Perceba que a evolução aconteceu naturalmente sem pressa.

Permitindo que a própria marca e a dona dela mostrassem o caminho para algo que valesse a pena.

A partir desse trabalho fiz também o rótulo do produto.

Com um processo um pouco mais curto, mas também com muita participação da cliente e da minha insistência em fazer sempre melhor.

Saiu de algo comum para algo forte e de fácil memorização.

(lembrando que só coloquei algumas imagens aqui, entre uma e outra, fiz várias outras que não valem a pena entrar nesse post)

fotografia-rotulo-cera-mousse-de-chocolate-gi-depil-fotografia-still

e para finalizar uma prévia que ainda está sendo finalizada da divulgação desse produto.

publicidade-cera-mousse-de-chocolate-natural-gi-depil-

Bom pessoal, por enquanto é isso.

Basicamente com prazos melhores você pode obter resultados melhores.

Mas isso não é regra.

As vezes encontramos as soluções mais rapidamente.

As vezes pode levar um tempo maior.

A dica é ouça o que o seu Designer tem a dizer sobre o assunto, trabalhe com ele e chegue onde ele quer te levar…

Mas se mesmo assim você continuar querendo o trabalho para ontem.

Tenha certeza que será feito, mas ficará muito aquém do que poderia ser caso seu prazo fosse maior.

Obrigado

Ps. Gostaria de agradecer a cliente Gisele, da Gidepil por ser uma cliente muito paciente e atenciosa… fizemos este e ainda faremos muitos outros trabalhos incríveis. 🙂